sábado, 18 de fevereiro de 2012

Individual e coletivo; curiosidades humanas...

Não gosto de ter um grande problema em mente. Claro, ninguém gosta, mas o meu motivo é um tanto singular. Quando temos um grande problema, toda a nossa mente se volta para ele, tudo que pensamos e o que fazemos leva um pouco dele. Isso é horrível, porque prende os pensamentos para uma só direção. Prefiro muito mais estar livre deste tipo de situação para poder refletir sobre os vários problemas que nos cercam, um assunto é sempre mais interessante quando abrange várias pessoas. A não ser que eu consiga estender meus problemas sobre problemas de outras pessoas, porém já estaria esticando demais pensamentos que ficariam desconfortáveis aqui, existe um bom motivo para não conseguirmos escrever tudo o que pensamos...

O ser humano nasce como parte um todo. Cada coisa no universo, aliás, é parte de um todo, porque basta a mudança de um para afetar outro(s) mais cedo ou mais tarde. Existe uma cena muito interessante no filme "O Curioso Caso de Benjamin Button", onde o narrador-personagem nos mostra isso muito bem no atropelamento de uma amiga (sim, eu sei que tem em outro filmes, mas esse foi o último que vi, ok?). Engraçado que apesar de toda essa interdependência o ser humano ainda é naturalmente individualista, ou egoísta, se preferir. Tudo que nós fazemos de alguma forma será para proveito próprio ou pelo menos tem como ser. Nós não fazemos algo apenas por fazer, existe um motivo que possui uma conexão com nosso próprio bem-estar. Hm, talvez, como parte do todo que somos, ajudar outra pessoa ajudará a nós mesmos um dia e a outras pessoas, se somos um, como dito no início deste parágrafo. Neste ponto, a individualidade me parece muito sem sentido.

Para finalizar essa discussão estranha, quero falar de um livro de psicologia que tenho lido esses dias. Chama-se "Luzes e Trevas da Alma", de Ignace Lepp e busca o inconsciente da alma utilizando-se também de outros psicólogos famosos. No livro, "ego", o "eu" na parte consciente da alma de uma pessoa, é naturalmente individualista; enquanto o inconsciente, mais especificamente a área que chama de "inconsciente coletivo", está interligado entre todos os humanos, por mais diferentes que sejam, é uma área única e igual em todos. Desta maneira, torna-se separada na mente humana o individual e o coletivo que está presente dentro de cada um.

Nenhum comentário:

Postar um comentário